A tela do medo

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Vou assim, seguindo uma melodia, seguir melodias é tão clichê.Mas o que não é?

A melodia da vez não diz nada, quem sabe a próxima.Não que eu busque respostas ou perguntas, é só uma questão de melodia, ritmo e harmonia, é magia.Assim, com um copo de magia, eu posso pintar idéias, a melodia da vez é escura, sem mais azul.Cheguei ao ponto de sentir nojo ao ver azul.Vermelho, preto, cinza, laranja e marrom.É só disso que preciso para pintar minhas idéias.Vou começar com uma corda de nylon e dedos compridos, em seguida, uma árvore seca, um pássaro negro, uma montanha escondendo o sol e do outro lado da tela, a lua meio morta.Eis aí o cenário da paranóia.

Os dedos marrons buscam o tom perfeito, mas não há perfeição na tela, tela de ninguém.Quando pinto minhas idéias, elas se tornam de ninguém, de algum modo, elas correm para um desenho sem talento e ficam em exposição ao sol, ás luzes dos olhos de pessoas pacientes e –talvez- desocupadas.

Agora a melodia é outra, mais suave e sem luas meio mortas, e sinto-me livre para pintar o quadro de uma mente embaralhada.Fato é que estou ficando com medo de enlouquecer, sem metáforas ou dramas, realmente, tenho medo de ficar louco.Não quero me envolver com pessoas das quais a vida eu não pertenço mais, já tive minha oportunidade, joguei no lixo, e agora me vêem lamentações melancólicas do que poderia ou não ter feito.Raios(!), já existe amnésia em comprimidos? Parecesse-me que tentar esquecer são que nem os jogos, animes, livros e o violão, todos sedativos –são fugas da realidade-.Verdade é que estou desviando meus atos inconscientemente para o abismo, como quando se caminha pela calçada e, ao avistar uma bela moça, eu começasse a desviar o curso na direção dela, sem pensar no depois, sem calcular o tempo gasto nessa rápida fitada nos olhos de uma bela imagem na calçada.

A questão é: Quando eu ficar louco, como vou saber que estou? E outra: Medo de ficar pirado é, por si, uma paranóia que talvez anteceda a loucura?...É nesse momento da pintura que tudo fica confuso e a minha vontade é de rasgar o quadro, queimar e com as cinzas adubar um broto de feijão, quem sabe assim eu lembro da minha infância, quando a Tia Sônia mandava germinar o feijão no algodão com água.Talvez nessa regressão eu ache as minhas patéticas respostas para a busca do meu patético mundinho perfeito, sem arrependimentos.

6 rabiscos:

Unknown disse...

idéias mil...
confusão absoluta...
sentimentos contraditórios...
arrependimento...

sinal de um garotinho que, sem querer, percebeu que virara adulto

Unknown disse...

Diogo no divã

Gabi Andrade disse...

é por isso que as vezes eu prefiro ser um raio. avisar a minha chegada, mostrar pra todo mundo que cheguei e, finalmente, deixar minha marca.

mas deixar pintado um rastro de devastação não é muito minha praia :~

Giovanna Maia disse...

você usou uma metáfora linda...
gostei do seu modo de se expressar.

você tem quantos anos?

Marcely Costa disse...

Eu li, não lembro onde, algum livro sobre seca, talvez Vidas Secas, talvez O Quinze, talvez algum outro... um senhor que tinha medo de enlouquecer (acho que não é nenhum desses que citei, acho que um livro não muito famoso, numas visitas que fiz ao meu pai e não tinha nada pra ler, acho que era uma auto-biografia), então o senhor tinha medo de enlouquecer, esse medo assim, aí o compadre médico dizia: "Só os mais lúcidos têm medo da loucura, os loucos nunca acham que podem enlouquecer"... talvez por isso enlouqueçam. Então uma frase que me marcou, porque eu tinha uma amiga que nunca dizia de brincadeira, como as pessoas dizem "sou louca", e eu pensava "porque loucos mesmo nunca admitem", meio que por vaidade mesmo. Então, você não ficará louco, eu acho. Qualquer coisa, leia sobre manias, psicoses, transtornos obsessivos no psicweb, lá você vai ver que loucura é bizarro e dá pra saber quando se tem.
Quanto às fugas... faço o mesmo com os animes, com amigos, qualquer coisa... às vezes me entupo de trabalho pra passar o tempo, é alienante, nunca achei que ia ficar assim tão idiota. Mas é preferível a ficar depressivo... se bem que pelo menos você pensa enquanto fica travado e não faz nada.
Gostei dos seus quadros musicais escritos =)

Unknown disse...

se faz de nerd esse menino neh?
adorei o comentario da bruna XDXD
começei a ler...soh isso
foi mal preguiça
mas naum comentar seria uma coisa mto fdp da minha parte...portanto...tah aih
...realmente...soh meninas comentando